Saúde & Bem Estar

30.9.06

Toca a abanar o capacete....

Festival de Dança: Lisboa Dança 2006
Vários palcos espalhados pela Baixa e Chiado, demonstrarão toda a riqueza dos múltiplos estilos de dança, com uma grande interacção com o público.
Ballet Clássico, hip hop, danças etnográficas, tango, danças latinas, ... das 19h00 às 22h00.

Quero ver se lá damos um pulinho...
Mais danças aqui

Li hoje na Visão...

No 1º de 4 suplementos "Saber Viver Bem" que a Visão vai passar a fazer nas próximas semanas .
" Cada pessoa terá a sua definição do que significa "viver bem". Uns dirão que é ter todos os bens materiais que sempre cobiçaram; outros responderão, decerto, que tal objectivo está relacionado com a paz de espírito ou o espírito de clã familiar. Haverá ainda uma imensa minoria ou maioria que não saberá ao certo, e que o acredita que o vil metal é cura certa para todos os seus males. Mas uma definição mais universalista e consensual, que os nossos avós já conheciam, é a que tem a ver com esta simples verdade: a Saúde está acima de tudo!"

29.9.06

Fibromialgia

O que é? O termo fibromialgia refere-se a uma condição dolorosa generalizada e crónica. É considerada uma síndrome porque engloba uma série de manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição, distúrbios do sono .
No passado, pessoas que apresentavam dor generalizada e uma série de queixas mal definidas não eram levadas muito a sério. Por vezes problemas emocionais eram considerados como factor determinante desse quadro ou então um diagnóstico nebuloso de “fibrosite” era estabelecido. Isso porque acreditava-se que houvesse o envolvimento de um processo inflamatório muscular, daí a terminação “ite”.


Actualmente sabe-se que a fibromialgia é uma forma de reumatismo associada à da sensibilidade do indivíduo frente a um estímulo doloroso. O termo reumatismo pode ser justificado pelo fato de a fibromialgia envolver músculos, tendões e ligamentos.

A fibromialgia pode prejudicar a qualidade de vida e o desempenho profissional, motivos que plenamente justificam que o paciente seja levado a sério nas suas queixas.

Como não existem exames complementares que por si só confirmem o diagnóstico, a experiência clínica do profissional que avalia o paciente com fibromialgia é fundamental para o sucesso do tratamento. A partir da década de 80 pesquisadores do mundo inteiro têm se interessado pela fibromialgia. Vários estudos foram publicados, inclusive critérios que auxiliam no diagnóstico dessa síndrome, diferenciando-a de outras condições que acarretem dor muscular ou óssea.


É possível um paciente diagnosticado com fibromialgia treinar num ginásio, fazendo a uma intensidade moderada ou mesmo baixa, alguns exercícios de musculação poli articulares essencialmente e cardiovasculares sempre sobre supervisionamento de um personal trainer e assim fará com que o aumento do tónus muscular e a consequente melhoria de qualidade de vida pela diminuição das dores sejam factores que levam alguns médicos a aconselharem o treino a estes pacientes.

21.9.06

Faculdade de Motricidade Humana contra a Obesidade


Conheça o maior programa de tratamento da obesidade pela via comportamental em Portugal, que decorre na Faculdade de Motricidade Humana. Ver mais aqui.

Obesidade e os Números...


Classificada como a epidemia do séc. XXI pela Organização Mundial de Saúde, pode definir -se a obesidade como sendo o acumular excessivo de gordura no organismo, para além daquela que necessitamos. Sempre que existir uma ingestão de calorias (através dos alimentos), maior do que o gasto energético, haverá um acumular de calorias na forma de gordura.

Entre as várias causas prováveis para o desenvolvimento da obesidade, as facilidades da vida moderna, como elevadores, escadas rolantes, controles remotos e automóveis, estão entre as principais.

O homem de hoje não precisa mais se esforçar fisicamente e isso diminui o gasto de energia na forma de calorias. Por outro lado, a facilidade em adquirir os “fast foods” e alimentos prontos congelados, geralmente ricos em calorias, mudaram o padrão alimentar do homem moderno, que passou a consumir mais gordura na forma de frituras, óleos, maioneses, chocolates e sorvetes cremosos.

Segundo um estudo realizado pela Organização Mundial de Sáude, cerca de 1 Bilião de pessoas no Mundo têm excesso de peso, e cerca de 300 milhões actualmente são obesas. Os factores que determinam este desíquilibrio são complexos e incluem factores genéticos, metabólicos, ambientais e comportamentais.

A obesidade é assim considerada pela OMS, uma doença crónica que requer esforços continuados para ser controlada, constituindo uma ameaça para a saúde e um importante factor de risco para o desenvolvimento e agravamento de outras doenças, não sendo só um problema de natureza estética e psicológica.


Acresce ainda que os benefícios na saúde das pessoas obesas, conseguidos através da perda intencional de peso, principalmente se mantida a longo prazo, se podem manifestar na saúde em geral, na melhoria da qualidade de vida, na redução da mortalidade e na melhoria das doenças crónicas associadas, com destaque para Diabete tipo 2, Doenças Cardiovasculares e Cancro.

Em Portugal os nºs já ascendem a perto de 50% da população com excesso de peso das quais cerca de 1 milhão são Obesas. Nas crianças em cada 3, 1 é Obesa, e a principal doença diagnosticada nas consultas de Pediatria do nosso país, adivinhem... é a Obesidade.

O Governo decretou em 2005 o Programa Nacional de Combate à Obesidade, ver mais aqui.

Temos que mudar esta tendência! Nós somos o que comemos, por isso:
  1. Fazer + Exercício Físico;
  2. Combater o Sedentarismo;
  3. Comer de Forma + Equilibrada e diversificada = "pratos coloridos"
  4. Uma Boa Nutrição!Beber Muita Água!
  5. Comer várias x ao dia, e em poucas quantidades
  6. Mastigar Bem a Comida!
  7. Não comer depressa!

Fonte: wikipedia, OMS, SPEO

20.9.06



Salão Internacional da Saúde e Bem Estar na Fil, já a partir de amanhã e até Domingo, 24.

" (...) O bem-estar fisico e mental e as exigências diversificadas que se apresentam nas várias etapas da vida, a ambos os sexos, tornam fundamental uma informação especializada e direccionada, procurando esclarecer o cidadão quanto às melhores respostas para uma vida longa, com saúde e bem-estar.
Hoje, a saúde, bem-estar e prevenção, são preocupações do dia-a-dia dos consumidores mais exigentes, mais cuidadosos e mais informados, com a procura crescente de novas respostas a nivel do abandono de estilos de vida prejudiciais à saúde, desde a alimentação ao sedentarismo e ao tabagismo, da adopção de novas atitudes de maior atenção ao tratamento do corpo e da mente, da gestão da etapa da vida pós-laboral, felizmente cada vez mais longa e, em geral, de novas atitudes e comportamentos que contribuem para uma vida mais saudável e mais feliz."

In www.viversaude.fil.pt/

Corrida do Tejo

É já no dia 22 de Outubro, Domingo, que se irá realizar entre Algés e Oeiras a corrida do Tejo. A partida está prevista para as 10h00, cerca de 10km, com meta em Oeiras.
Por isso já sabem, toca a dar uma corridinha, nem que seja por 1 km :)
Para saberem mais cliquem aqui.

Dia Mundial do Coração, próximo 24/09
" Por iniciativa da “World Heart Federation”, no próximo dia 24 de Setembro, domingo, é assinalado o Dia Mundial do Coração. A Fundação Portuguesa de Cardiologia, como membro da Federação Mundial do Coração, tem a incumbência de dinamizar as actividades do Dia Mundial do Coração em Portugal. O principal objectivo desta iniciativa é reforçar a importância da prática de actividades físicas e desportivas e de um estilo de vida activo para um melhor coração e uma vida mais saudável. Neste Dia Mundial do Coração, a Fundação Portuguesa de Cardiologia, em conjunto com o Instituto do Desporto de Portugal e com a colaboração do Instituto Português da Juventude, Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, Direcção Geral de Saúde, Instituto Nacional para Aproveitamento dos Tempos Livres dos Trabalhadores, Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura recreio e Desporto e Federação de Ginástica de Portugal, pretende mobilizar a população portuguesa para a participação em actividades físicas e desportivas, promovidas pelas Câmaras Municipais e por outras entidades locais. Para que todo o país esteja a “Mexer-se” ao mesmo tempo, as actividades a realizar no Dia Mundial do Coração, deverão ter lugar, pelo menos, entre as 10 e as 12 horas do dia 24 de Setembro. Para finalizar as actividades, os Concelhos poderão convidar os participantes a formar um coração humano. Este ano o palco das comemorações do Dia Mundial do Coração será na Praia de Santo Amaro de Oeiras, onde estarão disponíveis várias actividades físicas e desportivas e onde serão realizados rastreios cardiovasculares."

Fonte: in saúde.sapo.pt

19.9.06


" Chá verde é muito amigo do Coração"

O risco de morte por problemas cardíacos é menor, em 26% dos japoneses. O responsável é, diz a ciência, o chá verde.

Sendo a 2ª bebida mais consumida no Mundo, para além das suas propriedades refrescantes em plenos dias de Verão, ou do aconchego quentinho num dia de Inverno, de acordo com um estudo japonês, se o chá ainda por cima for verde, ajuda a reduzir os riscos de doenças cardiovascularas fatais em 26%.

A investigação que foi publicada no Journal of the American Medical Association, teve inicio em 1995 e durou 10 anos, envolvendo 40 mil pessoas, com idades entre os 40 e os 79 anos. Os cientistas da Universidade de Tohoku, tinham como fim comprovar os benefícios do chá no organismo de voluntários residentes no nordeste do país, onde o consumo da bebida é mais elevado. (...).
A descoberta + importante foi a de que o chá verde prolonga a vida, ao reduzir o risco de doenças cardiovasculares."

Fonte: Destak e estudo publicado no Journal of the American Medical Association

Por isso já sabem, o chá é por natureza um anti-oxidante, ajuda a limpar o organismo, por isso toca a beber muita água e claro está cházinho. Se for verde , ainda melhor.

13.9.06

Teste, 1,2 3! Inauguração!