Saúde & Bem Estar

21.9.06

Obesidade e os Números...


Classificada como a epidemia do séc. XXI pela Organização Mundial de Saúde, pode definir -se a obesidade como sendo o acumular excessivo de gordura no organismo, para além daquela que necessitamos. Sempre que existir uma ingestão de calorias (através dos alimentos), maior do que o gasto energético, haverá um acumular de calorias na forma de gordura.

Entre as várias causas prováveis para o desenvolvimento da obesidade, as facilidades da vida moderna, como elevadores, escadas rolantes, controles remotos e automóveis, estão entre as principais.

O homem de hoje não precisa mais se esforçar fisicamente e isso diminui o gasto de energia na forma de calorias. Por outro lado, a facilidade em adquirir os “fast foods” e alimentos prontos congelados, geralmente ricos em calorias, mudaram o padrão alimentar do homem moderno, que passou a consumir mais gordura na forma de frituras, óleos, maioneses, chocolates e sorvetes cremosos.

Segundo um estudo realizado pela Organização Mundial de Sáude, cerca de 1 Bilião de pessoas no Mundo têm excesso de peso, e cerca de 300 milhões actualmente são obesas. Os factores que determinam este desíquilibrio são complexos e incluem factores genéticos, metabólicos, ambientais e comportamentais.

A obesidade é assim considerada pela OMS, uma doença crónica que requer esforços continuados para ser controlada, constituindo uma ameaça para a saúde e um importante factor de risco para o desenvolvimento e agravamento de outras doenças, não sendo só um problema de natureza estética e psicológica.


Acresce ainda que os benefícios na saúde das pessoas obesas, conseguidos através da perda intencional de peso, principalmente se mantida a longo prazo, se podem manifestar na saúde em geral, na melhoria da qualidade de vida, na redução da mortalidade e na melhoria das doenças crónicas associadas, com destaque para Diabete tipo 2, Doenças Cardiovasculares e Cancro.

Em Portugal os nºs já ascendem a perto de 50% da população com excesso de peso das quais cerca de 1 milhão são Obesas. Nas crianças em cada 3, 1 é Obesa, e a principal doença diagnosticada nas consultas de Pediatria do nosso país, adivinhem... é a Obesidade.

O Governo decretou em 2005 o Programa Nacional de Combate à Obesidade, ver mais aqui.

Temos que mudar esta tendência! Nós somos o que comemos, por isso:
  1. Fazer + Exercício Físico;
  2. Combater o Sedentarismo;
  3. Comer de Forma + Equilibrada e diversificada = "pratos coloridos"
  4. Uma Boa Nutrição!Beber Muita Água!
  5. Comer várias x ao dia, e em poucas quantidades
  6. Mastigar Bem a Comida!
  7. Não comer depressa!

Fonte: wikipedia, OMS, SPEO