Saúde & Bem Estar

6.11.06

Cuida bem de ti!

"Nos últimos anos tem-se assistido ao aumento no nosso conhecimento da ciência e à melhoria dos cuidados médicos, mas neste processo perdemos de vista um dos factores mais importantes que influenciam a saúde: a nutrição! Reconhecemos que agora o que comemos pode influenciar a forma como nos sentimos, a capacidade de concentração, a nossa capacidade de apreciar a vida, a nossa resistência às infecções e o risco de contrairmos doenças graves. A importância de uma dieta equilibrda em calorias para reduzir a probabilidade do excesso de peso é clara, assim como, a necessidade de quantidades adequadas de vitaminas e sais minerais com vista a manter uma boa saúde e promover a qualidade de vida desde a infância até à velhice.

Muitas das doenças modernas podem derivar do estilo de vida. A nossa atitude em relação à comida, a forma como a preparamos e comemos também pode influenciar positiva ou negativamente a nossa saúde. ( ...) Quer queiramos controlar o peso, melhorar problemas de saúde, quer simplesmente preservar a nossa saúde, há muito que podemos fazer para melhorar o nosso bem-estar ao melhorar a nossa dieta alimentar!"

Por onde começar?
1º O compromisso pessoal de querer fazer alguma mudança na aquisição de novos hábitos na alimentação e no seu modo de vida!
2º Uma avaliação nutricional que nos permitirá ter todas as informações e dicas necessárias para nos reeducarmos alimentarmente e termos acesso a um programa nutricional equilibrado para atingirmos os objectivos propostos!

Avaliação Nutricional gratuita! Curioso? Interessado!Envie email para filipa@guiabemestar.com para obter mais informações.

Para ficar a saber mais sobre o que come...

" Muitos de nós não lêem as letras pequeninas dos rótulos alimentares. Outros fazem-no mas acabam por desistir a 1/2. Contudo esses rótulos existem para nos defender e deveríamos dar-lhes + atenção. Tanto + quando se sabe que a "alimentação constitui directa ou indirectamente o principal factor de risco de patologias crónicas como o cancro, doenças cardiovasculares, diabetes ou osteoporose."

  • Nós somos o que comemos ( e o que não comemos) !

" Os riscos : os aditivos! Sem dúvida onde as coisas se mostram + problemáticas é no que diz respeito aos aditivos. Uma investigação da Food Commission( organização independente da Grã Bretanha) veio garantir que os aditivos como corante e conservantes( presentes, entre outros, nas batatas fritas industriais, nos refrigerantes e doces) causam hiperactividade e desequilibrios emocionais nas crianças. O estudo foi considerado insuficiente mas a nutricionista da organização, Annie Seeley, insistiu no alarme, garantindo numa entrevista à BBC que quase 40% cento do que as crianças comem e bebem contêm aditivos!"

  • Atenção aos Cereais para as crianças. São autênticas bombas calóricas com muitos açucares que criam dependências. E em Portugal os nº são alarmantes, 1 em cada 3 crianças tem excesso de peso!

" Um estudo da DECO diz que em 110 alimentos analisados, muitos apresentavam excesso de açucar sem que a quantidade viesse indicada.(...) Apesar de regulamentada, a alimentação actual provoca nós nos estômagos a muitos consumidores. O caso dos aditivos é um exemplo flagrante. Sem conhecermos a sua toxicidade a longo prazo, usados como atractivos artificiais ( tanto de sabor como de cor), o melhor que temos a fazer é evitá-los. Aprendendo a ler os rótulos do que levamos para casa."

In "The Place" Setembro 2006